terça-feira, 8 de setembro de 2009

Movimento Estudantil na UFG

Quem é o inimigo, quem é você...?
Nos dias 22 e 23 de setembro, será realizado na Universidade Federal de Goiás, as eleições para o DCE/UFG.
Nós do PCB/UJC, nos lançamos mais uma vez ao desafio de disputar a entidade e potencializá-la enquanto instrumento de voz e de luta dos estudantes para o enfrentamento da Universidade que acreditamos.
Reflexo de um grande processo desencadeado deste 2007, no qual os partidos da Frente de Esquerda (PCB, PSTU e PSOL) se dispuseram a criar um novo tipo de Movimento Estudantil, conseguimos, numa significativa unidade na ação no interior do campo da esquerda e do conjunto dos estudantes reconstruir o DCE/UFG e reativar diversos CA’s e acima de tudo, colocar essa força do movimento social em disputas que transcendem a própria Universidade.
Foi neste mesmo ritmo, de construção unitária, que envolvesse de forma qualificada os estudantes em torno de uma proposta de Universidade, que tentamos reeditar a frente de esquerda para a disputa do DCE/UFG neste ano. Contudo.....
Infelizmente, os companheiros do PSTU, colocaram a indisposição em compor novamente a Frente de Esquerda. O motivo foi a não construção por parte do PCB/UJC da nova entidade (ANEL). Nós, comunistas sempre prezamos pela manutenção e solidificação da unidade deste campo de esquerda independente dos projetos táticos de construção de cada força, mais levando sempre em conta pautas de enfrentamento em comum. Achamos um equivoco quebrar com 03 anos de construção, qualificada e com grandes avanços nas conquistas dos estudantes, que os companheiros do PSTU vêm pautando. Estamos mergulhados em uma conjuntura que vem favorecendo cada vez mais a direita no campo do movimento estudantil – vide UNE; observamos cada dia que passa, que a necessidade de unificação do campo combativo da esquerda se faz necessário para o enfrentamento às políticas educacionais implementadas em nosso pais (aumento das privatizações, corte de verbas das universidades publicas...)
Esta postura sectária dos companheiros do PSTU se torna um equívoco, pois só apresenta pautas imediatas canalizadas para construir a toque de caixa uma entidade forjada nos bastidores do PSTU.
Se o critério da verdade é a pratica, foi na pratica, fora das salas de aula, em lutas vitoriosas que essa unidade se viu plausível, construtiva e acima de tudo, com fraternidade interna uns com os outros.
Não iremos nos furtar do nosso projeto maior: a construção da Universidade Popular. Iremos nos organizar e lançarmos chapa não para marcar posição política, mais para darmos continuidade naquilo que estamos construindo na UFG: apresentar a contradição existente na Universidade e disputá-la (Universidade Popular X Universidade Centro de Excelência).
Coordenação Estadual da UJC em Goiás
Goiânia, 08 de Setembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário