terça-feira, 8 de dezembro de 2009

XI Encontro Mundial de Partidos Comunistas e Operários

PCB presente!

O Partido Comunista Brasileiro esteve presente no XI Encontro de Partidos Comunistas e Operários de todo o mundo, realizado em Nova Delhi, Índia, de 20 a 22 de novembro de 2009. O Partido Comunista da Índia e o Partido Comunista da Índia (Marxista) foram os anfitriões do Encontro, cujo tema central foi “A crise capitalista internacional, a luta dos trabalhadores e dos povos, as alternativas e o papel dos comunistas e do movimento da classe trabalhadora“. O evento contou com a participação de 83 delegados de 57 Partidos (de 48 países), que, ao longo dos três dias, sucederam-se no uso da palavra. Os delegados do PCB foram os camaradas Ivan Pinheiro e Eduardo Serra.

O Encontro, que se repete anualmente, é uma iniciativa dos partidos do campo comunista que não se deixaram levar pela onda liquidacionista dos anos 90, deflagrada a partir da queda da União Soviética e que, ao contrário, buscam não apenas manter viva a denúncia ao capitalismo, a referência ao Socialismo, ao Comunismo e ao Marxismo-Leninismo, em suas diferentes leituras. Além destes objetivos, o Encontro começa a operar também ações conjuntas e a oferecer um patamar superior de organização dos comunistas no plano internacional.

Desse encontro anual, participam agremiações que enfrentam condições diferentes na luta de classes em seus países e que apresentam distintas proposições táticas e estratégicas. Grosso modo, podem ser identificados um bloco mais próximo à socialdemocracia, que centra suas ações na esfera institucional e propõe reformas ao sistema, vendo a transição para o socialismo como de longo prazo; um bloco que tem clareza quanto ao caráter socialista da revolução, vendo-a como um processo de ruptura do capitalismo; e um conjunto de partidos em fase de definição quanto à linha estratégica. 

A quase totalidade das intervenções convergiu quanto ao caráter estrutural da crise econômica e quanto ao desgaste das políticas neoliberais e do próprio capitalismo. A solidariedade a Cuba e à causa palestina receberam também o apoio de todos. Não houve consenso, entretanto, quanto ao papel do governo Obama e estimativas quanto ao desenrolar da crise do capitalismo. Divergências táticas e estratégicas se manifestaram em questões como a adesão ou não dos Partidos Comunistas e Operários europeus ao Partido da Esquerda Européia e mesmo quanto ao caráter e ao papel do governo Lula no cenário internacional.

A intervenção do PCB teve como base a Declaração Política do XIV Congresso e centrou-se na análise da luta de classes no Brasil, na caracterização do governo Lula e suas ações na esfera internacional. Propusemos que o Encontro rumasse para a formulação e a realização de mais ações conjuntas de todos os partidos e para a realização de reuniões regionais, para análise da conjuntura e trabalho conjunto.  Nos marcos do Encontro, os delegados do PCB mantiveram reuniões e contatos com um grande número de Partidos irmãos de todos os continentes, reforçando sua inserção no movimento comunista internacional e estreitando laços bilaterais.

Na seção de encerramento, foi aprovada a incorporação de um novo membro, o Partido dos Trabalhadores de Bangladesh (Marxista-Leninista). Também decidiu-se que o XII Encontro Mundial será realizado no ano que vem na ÁFRICA DO Sul e foi aprovada a Declaração Final, cujos eixos básicos são:

- o reconhecimento do caráter estrutural e sistêmico da crise econômica mundial e dos limites históricos do capitalismo e das políticas neoliberais;

- a denúncia da rodada de Doha, da Organização Mundial do Comércio, como um instrumento de dominação dos mercados dos países mais pobres pelo imperialismo;

- o entendimento de que a intensificação da luta contra o capital é a saída para a crise;

- a conclamação a todos os Partidos comunistas e de trabalhadores a lançar uma ofensiva, em seus países, pelos direitos dos povos e contra o capitalismo;

Como decisões de ação, o Encontro apontou, ainda, para:

- o posicionamento contrário à existência da OTAN e sua expansão e às bases militares imperialistas;

- a adoção do dia 29 de novembro como o dia internacional de solidariedade à Palestina;

- a realização de manifestações lembrando o 55º aniversário da derrota do Nazi-Fascismo, em 2010;

- a realização de mobilizações em defesa dos trabalhadores e pelo direito ao trabalho, em coordenação com os sindicatos e organizações de juventude;

- a intensificação da campanha pela libertação dos 5 heróis cubanos;

Realizou-se, ao final do evento, um Ato Político, promovido pelo PCI e pelo PCI (M), com a presença de todos os Partidos que participaram do Encontro e cerca de 500 militantes dos partidos anfitriões, além de numerosos jornalistas. O ato buscou expressar a unidade dos comunistas, em que pesem as naturais divergências. Nesse sentido, os oradores escolhidos foram, além dos dois partidos anfitriões e dos PCs de Portugal e da Grécia (os principais fundadores desses Encontros) – os representantes dos PCs de Cuba e dos EUA, de Israel e da Palestina, cujas intervenções foram muito aplaudidas.

Um fato da maior relevância histórica teve lugar no Encontro, com o anúncio, por parte do Partido Comunista da Grécia e de outros Partidos marxistas-leninistas, da criação da REVISTA COMUNISTA INTERNACIONAL, assunto que divulgaremos em breve.

PCB – Partido Comunista Brasileiro
Secretariado Nacional – dezembro de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário