terça-feira, 6 de abril de 2010

SAUDAÇÃO DA BASE DA UJC EM CUBA

Saudação do núcleo Paulo Petry* ao  Congresso da UJC

O alicerce fundamental de nossa obra é a juventude. Assim definem os cubanos a essência de continuidade e vivacidade de sua construção revolucionaria, inspirados nesse ensinamento do jovem comandante Che Guevara. Desde Cuba sentimos isso com ainda mais convicção, já que as revoluções só podem triunfar se regadas permanentemente por energia nova e criadora, continuadora da obra dos que dedicaram e seguem dedicando sua vida pelo justo e pelo melhor aos povos do mundo: a sociedade comunista.
É com muita honra de fazer parte processo que saudamos aos camaradas presentes no V Congresso Nacional da UJC, aos jovens camaradas que não estão presentes mas que seguem construindo suas bases e a toda juventude brasileira, que ainda não conhece todo seu potencial rebelde e criador. Nosso desejo seria estar presente fisicamente, mas a barreira dos milhares de quilômetros nos restringe a enviar em forma de carta toda a nossa energia revolucionária, que no cotidiano da Revolução Cubana só vemos crescer, regada pela convicção e esperança que esse rebelde povo tem de sobra e que espalha pelo mundo em forma de solidariedade e novas revoluções.
Este V Congresso será um marco na reconstrução de uma organização surgida para aglutinar todo vigor e indignação da juventude na construção de um projeto revolucionário para o povo brasileiro - possível, necessário e urgente. O caminho à UJC está em aberto, as necessidades objetivas do nosso povo seguem crescentes, no mesmo ritmo que cresce a concentração das riquezas em poucas mãos e as mazelas de um sistema irracional, incompatível com a vida da humanidade. Cabe aos jovens comunistas brasileiros a tarefa de construir uma organização forte, disciplinada e unida em torno do projeto estratégico e das táticas definidas no XIV Congresso de Reconstrução Revolucionária do nosso histórico e presente Partido, o PCB. Essa tarefa não será fácil, ainda muitas trincheiras surgirão no percurso, mas todas devem ser direcionadas para o fortalecimento do nosso compromisso revolucionário e da nossa unidade. Os jovens que nos antecederam - como a criança Gregório Bezerra, que cumpriria seus 110 anos no último 13 de março, como o jovial Luiz Carlos Prestes, que há 20 anos deixou a vida mas segue dando seu exemplo de perseverança ou José Montenegro de Lima, a quem neste Congresso homenageamos por sua coragem comunista -  nos atestam toda uma história das lutas de um povo oprimido,   de suas derrotas e das mais gloriosas vitórias no combate a uma sociedade invertida, em que a fome, a doença, as guerras e a devastação são fonte de lucro. Esses tantos jovens seguem vivos em nossa alegria infantil, em nossa perseverança, em nossa coragem revolucionária.
            Desde Cuba, o núcleo Paulo Petry saúda este V Congresso, lembrando que nossa mais importante tarefa é a inserção dos jovens comunistas nas massas exploradas de onde viemos e seguir ao seu lado. Nossa tarefa é combater onde quer que exista opressão e injustiças, organizar onde exista rebeldia e trabalho, com coragem, amor e esperança comunista, jamais esquecendo que a juventude deve ser alegre e, fundamentalmente, profunda.
*Núcleo da UJC formado por estudantes da Escola Latino Americana de Medicina em Cuba. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário