sábado, 2 de outubro de 2010

Comitê Central da Juventude Comunista do Equador




O Comitê Central da Juventude Comunista do Equador rechaça de maneira firme e categórica os trágicos acontecimentos ocorridos em nossa pátria no dia de ontem, quando se iniciou um suposto protesto das tropas policiais devido aos cortes das bonificações sociais em seus salários, terminando com uma clara intenção de dar um Golpe de Estado buscando derrotar o Presidente da República Rafael Correa.

Hoje se conhece que desde dias atrás estavam circulando nos quartéis jornais convocando os membros policiais e as forças armadas a alçar-se contra o governo que contariam com o respaldo da oposição legislativa e da direita política equatoriana.

Denunciamos ao povo e ao mundo que o verdadeiro diretor do acontecimento de ontem é o imperialismo que há décadas vem penetrando nas forças policiais através de organismos como a USAID e PROJUSTICIA por meio da aludida “assistência técnica” , como já denunciou no passado recente o Presidente Correa em ocasião do bombardeio em Angostura por parte das forças armadas colombianas. Imperialismo que não perdoa o rechaço da Base de Manta e que constantemente vem conspirando para deter o processo de transformações no Equador.

Deploramos o falecimento de cinco pessoas até o momento e mais de duzentos feridos nos graves acontecimentos de ontem. Deploramos assim mesmo os atos de saqueio ocorridos no porto principal e que não são outra coisa que as conseqüências da crise estrutural do capitalismo que alcança inclusive a esfera dos valores.

Felicitamos o povo equatoriano que uma vez mais demonstro sua tradição de luta, seu desprezo as ditaduras e sua disposição de avançar ao futura de soberania plena, democracia autêntica e vida digna, materializadas em uma sociedade de novo tipo.

Felicitamos também a militância da juventude comunista, de haver sido os primeiros em mobilizar-se a defender o processo de transformações políticas que vivemos em Equador.

Chamamos com a mesma firmeza o povo equatoriano e as forças progressistas do mundo a estar alertas frente s ameaças que se cernem a nosso povo e a tirar as melhores lições da jornada de 30 de setembro que permitam dar um salto de qualidade e de conteúdo ao processo equatoriano.



Fraternalmente:



Comitê Central – Juventude Comunista do Equador

Guayaquil, primeiro de outubro de 2010.

Um comentário:

  1. Por ZAPATABR@YAHOO.COM
    QUE EU SAIBA ALÉM DO USAID e Lucio Gutiérrez, os estalinistas do MPD, Movimento Político Democrático, braço político do Partido Comunista Marxista-Leninista do Equador (PCMLE) apoiaram a tentativa de golpe no Equador...
    Aqui no Brasil eles lançaram também uma nota em apoio a isso...camaradas, queria a opinião de vocês o que vocês acham desta tonteria de esquizofrenia ideológica dessas correntes...
    sobre o assunto está as declarações vcs podem verifirar e repudia-las se assim for concordarem contra este absurdo:
    http://midiaindependente.org/pt/blue/2010/09/478150.shtml

    http://midiaindependente.org/pt/blue/2010/10/478163.shtml
    SAUDAÇÔES REBELDES
    OGRO LUNAR

    ResponderExcluir