domingo, 7 de novembro de 2010

LIBERDADE A MANUEL OLATE!



Bancadas de oposição apoiam o PCChileno e rechaçam detenção de Manuel Olate


Valparaíso, 03 de novembro de 2010 .- Os representantes do PS, PPD, DC e PRSD manifestaram o seu mais pleno apoio ao PCChileno e a seus dirigentes por supostos vínculos com as FARC e à detenção de Manuel Olate.
Os parlamentares da oposição criticaram o governo por ter participado dessas acusações infundadas, sendo juiz e júri visívelmente neste caso, e sem sequer tornar público o mencionado "dossiê" que inculparía os comunistas.
O presidente do PCChileno, deputado Guillermo Teillier, liderou uma conferência de imprensa onde os blocos de oposição manifestaram o seu apoio contra as recentes alegações de vínculos com as FARC, além de chamar para a rápida libertação do militante do PC, Manuel Olate. "Nós decidimos dar esta conferência, juntamente com representantes de várias bancadas da coligação, que quiseram manifestar a sua solidariedade num momento em Partido Comunista Chileno foi submetido a duros ataques pela direita, tentando vinculá-lo com o terrorismo que seria gestado desde Araucanía, que é uma questão que até mesmo o governo anunciou que deve alterar a Lei Antiterrorista para mudar o modo de lidar com o povo mapuche, e a verdade é que todas as provas tenham sido apresentadas como atos terroristas na Araucanía não foram comprovadas, e, neste caso, foi preso Manuel Olate, que tratam de ligar com as FARC."
"Quero dizer que nós, enquanto Partido Comunista, refutamos todas as acusações de que estamos praticando alguma forma de terrorismo, porque essa não é a essência da nossa organização e a descartamos completamente e, no caso de Manuel Olate, as provas apresentadas, e nós não sabemos porque elas só foram publicados na imprensa, a verdade é que não nos comprometem de nenhuma forma, e esperamos que ele seja liberado logo, pois nunca se recusou a comparecer perante a justiça, e tem entrado e saído do país livremente, reconhecendo que estava em um acampamento com muitas outras pessoas de todos os lugares do mundo, No Equador, enquanto estava no acampamento, passaram muitas pessoas que estão ligadas à troca humanitária de prisioneiros, e tentam assim ligá-lo ao envio de pessoas para se prepararem na guerrilha, e ninguém sabe onde estão os guerrilheiros no Chile ", disse o presidente do PC.
"Temos a obrigação de defender Manuel Olate, porque temos de nos defender. Nós participamos do processo porque acreditamos que há uma solução política para o conflito, não estamos com os que violam os direitos humanos, não apoiamos os seqüestros, porém tão pouco apoiamos a matança indiscriminada de sindicalistas e camponeses, como os encontrados no túmulo coletivo de La Macarena, onde jazem mais de 2.000 vítimas que o governo do presidente Uribe não quer reconhecer ou sequer investigar o caso ", disse o timoneiro do PC, ante as críticas e supostas ligações com terroristas.
Por sua parte, Sergio Aguilo (PS) disse que espera que Olate possa ser libertado nas próximas horas, também indicando que tem um relacionamento próximo com ele e sua família. "Eu conheço Manuel Olate, pai e filho, há mais de 30 anos. Moram em Talca, área que eu represento, é de uma família de camponeses, honesto e responsável, e eu posso dizer, tenho a convicção de que este é um embuste. A família também tem essa convicção." Aguiló, como os demais parlamentares, não esconderam sua surpresa com a falta de provas sólidas para acusar o militante do PC. "Como membros da coligação, parece-nos que os únicos registros que o incriminam foram adquiridos na Colômbia, depois de um conflito internacional com o Equador, que levou os dois países a retirar os seus embaixadores."
O deputado Silber (PDC) pediu imparcialidade por parte do governo, pedindo a todos que exerçam seus papéis no processo, nem mais nem menos. "É surpreendente que no final do dia, o governo parece mais como advogado de uma das partes para incriminar, do que realmente um governo que assegure a equidade, transparência e respeito a atos que podem ser de importância para a nível público", disse o parlamentar. "Vemos com preocupação a situação que está ocorrendo no Partido Comunista, com os seus dirigentes, seus membros e, claro, que essa responsabilidade importante do governo, que não exerceu - a nosso ver, o desempenho do seu papel que lhe cabe", disse ele.
O deputado Enrique Acorssi (PPD) deu o seu apoio aos deputados comunistas, argumentando que "o governo nos últimos tempos tem tido uma atitude como juiz e júri em processos que estão relacionados aos direitos humanos e toda a questão do terrorismo. " "Aqui há uma questão muito delicada que é a de que outros países acusam de terrorismo pessoas de outras nacionalidades sem fundamento. Até hoje não chegou nenhum fundamento a ser submetido ao Tribunal de Justiça que demonstra que o Sr. Olate participou em atos terroristas, por isso, acredito que a justiça deve agir, pois não se pode fazer acusações ao vento", declarou Accorsi.
Finalmente, a deputada Cristina Girardi também expressou seu apoio como parlamentar do PDP ao Partido Comunista, Manuel Olate e sua família. "Acreditamos que isso está gerando uma perseguição não só a Manuel Olate, mas ao Partido Comunista, e o que parece muito mais grave é que estão tentando ligar as demandas do movimento mapuche com as FARC, constituindo uma espécie de deslegitimação das demandas do povo mapuche, e esta não é a primeira vez que isso aconteceu", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário