segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

UJC NA CONSTRUÇÃO DA FRENTE ANTICAPITALISTA EM PERNAMBUCO



CONVITE


Convidamos a presente entidade para participar do I ENCONTRO DE UNIDADE E AÇÃO ANTICAPITALISTA-PE, a ser realizado no dia 19 de fevereiro, a partir das 9:30h, no auditório principal da Sociedade de Medicina (Praça Oswaldo Cruz – em frente ao Teatro Valdemar de Oliveira).

OBJETIVO: Construir um bloco de forças anticapitalista através da integração horizontal dos movimentos políticos, sindicais e populares em Pernambuco, privilegiando a elaboração de uma agenda anual de ação convergente.

PROGRAMAÇÃO

09:30h – Abertura
10:20h – Tribuna Livre
11:40h – Intervalo
12:00h – Apresentação das proposta de ação conjunta
12:30h – Aprovação de Declaração conjunta
13:00h – Indicação da Coordenação e das Comissões das ações programadas (de caráter aberto)
13:30h – Encerramento

APAP, CSP-CONLUTAS, PCB, PSOL, PSTU, UJC, UCS


Consideramos a presença de vocês (ou representante da sua entidade) de fundamental importância para o êxito do encontro.

CONFIRMAR PRESENÇA ATÉ DIA 11 DE FEVEREIRO (próxima sexta)

Segue abaixo um resumo do acúmulo dos preparativos:

Considerações consensuais preliminares:

1 – O movimento popular em Pernambuco necessita um novo marco político-organizativo que seja capaz de superar o atual estágio de dispersão e de fraca inserção nas massas;

2 – Há necessidade urgente de renovar nossas formas de luta e nossa práxis política;

3 – Necessário instituir um novo mecanismo de atuação cotidiana que rompa com a atomização predominante nos diversos movimentos e entidades que se colocam no campo da luta contra o atual 'status quo';

4 – Resgatar – ou reconstruir – a autonomia e a independência dos movimentos políticos, sindicais e sociais é uma condição indispensável para alcançar tal objetivo;

5 – Como objetivo estratégico, consideramos fundamental a construção de um novo bloco de forças contra-hegemônico no estado que impulsione a luta de massas a um patamar qualitativamente novo. Entendemos que, a efetivação de tal construção impõe um processo de gradual maturação, tendo como um dos primeiros passos a unidade de ação no calendário político, sem que isso interceda ou prejudique a autonomia e independência de cada entidade, nem tampouco seu calendário de ação específica.

6 – Nesse sentido, propomos a realização de um encontro estadual com todas as forças políticas, sindicais e sociais que se colocam no campo da luta anti-sistema dominante.

Objetivos:

1) Iniciar a construção de um bloco de forças anti-capitalista através da integração horizontal dos movimentos políticos, sindicais e populares em Pernambuco;

2) Elaborar uma agenda anual de atuação convergente;

3) Estreitar as relações e a integração nos campos de atividade social, sindical e político, reforçando a solidariedade de classe.

Compromissos:

1) O encontro não objetiva criar uma nova entidade;

2) As ações conjuntas não se sobrepõem ao calendário de ações das entidades participantes;

3) O encontro não deve ser pautado por disputa de hegemonias;

4) Evitar as intervenções concentradas em poucas pessoas;

5) Não deve ter resolução final para votação (apenas uma declaração ou carta de intenções).

Participantes: dirigentes das entidades com o perfil acima mencionado (entidades sindicais – diretorias ou oposições, movimentos comunitários, indígena, negro, direitos humanos, de gênero, ambientalistas, de solidariedade internacional, cultural, entre outros) assim como indivíduos sem organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário