sábado, 12 de março de 2011

VI CONGRESSO DO PCC


Eleitos os 1.000 delegados ao 6º Congresso do Partido Comunista de Cuba

Num exercício de democracia, a partir das propostas das organizações de base, também foram eleitos 1.280 pré-candidatos a membros do Comitê Central

Alberto Nuñez Betancourt


• OS 1.000 delegados que assistirão ao 6o Congresso do Partido Comunista de Cuba (PCC), em abril próximo, já foram eleitos em assembleias integradas por secretários-gerais das organizações de base nos municípios, distritos e estruturas equivalentes das Forças Armadas Revolucionárias (FARS) e do Ministério do Interior (Minint).

Os secretários-gerais das células de base do Partido elegeram em cada município os delegados e pré-candidatos a membros do Comitê Central.

Entre os eleitos se contam, ainda, representantes dos colaboradores cubanos em países como a Venezuela, Bolívia e Haiti.

Nesse processo também foram escolhidos 1.280 pré-candidatos a membros do Comitê Central do Partido; estes fazem parte duma lista da qual será escolhida a candidatura que será apresentada definitivamente no Congresso.

Vale salientar o exercício de democracia efetuado pelas células de base ou núcleos do Partido que, num primeiro momento, tiveram a chance de fazer as propostas, segundo sua consideração e, após confeccionadas as pré-candidaturas nos setores municipais e distritais, os militantes foram consultados e puderam opinar, fazer observações e, inclusive, contestar a composição apresentada ou outros aspectos.

As opiniões dadas nas células de base receberam a devida recepção por parte dos comitês municipais e mereceram a presença de dirigentes desse nível e nalguns casos da província, em várias organizações de base, para explicarem e dialogarem com seus integrantes acerca das dúvidas, incompreensões e sugestões, em geral, a respeito da relação de companheiros incluídos nas pré-candidaturas.

A aprovação dos delegados ao Congresso e dos pré-candidatos a membros do Comitê Central nas assembleias de secretários-gerais das células de base ocorreu a partir do debate e nem sempre pelo voto unânime dos presentes.

Entre os congressos do Partido efetuados, este tem a peculiaridade de ser o de menor número de delegados participantes, conforme a racionalidade e funcionalidade que exigem os tempos atuais.

O tema essencial do encontro partidarista é o exame do Projeto de Lineamentos da Política Econômica e Social do Partido e da Revolução, razão que explica o interesse de atingir uma integração de delegados a partir das possibilidades destes de contribuírem com o debate em questão.

No presente, concluiu a revisão das opiniões emitidas na ampla consulta popular que teve lugar em locais de trabalho e bairros, a respeito do Projeto de Lineamentos... Uma vez findo o trabalho dos grupos que examinam minuciosamente as propostas de adição, modificação, supressão, dúvida e/ou preocupação, vai ser colocada nas mãos dos delegados eleitos uma nova versão do documento a ser avaliado, ainda como Projeto, prévio à reunião de abril.

O 6o Congresso do Partido se efetuará justamente nos dias em que comemoramos o 50o aniversário da declaração do caráter socialista de nossa Revolução e da Vitória da Baía dos Porcos.

A atualização de nosso modelo econômico tem uma enorme responsabilidade para os patriotas cubanos. E neste contexto o Partido, como vanguarda da sociedade, faz valer essa máxima do Líder da Revolução, expressa no relatório central ao 2º Congresso do PCC, quando afirmou: "O Partido existe só pelo povo e para o povo... Entre os lideres, os militantes e o povo devem existir os laços mais estreitos e indissolúveis, baseados, fundamentalmente, no exemplo e na confiança de que o revolucionário vive e morre por seu povo". •

Fonte: http://www.granma.cu/

Nenhum comentário:

Postar um comentário